A reunião de Associados da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) sobre a o status da publicação de normas complementares do Inmetro vinculadas à certificação compulsória de colchões e o protocolo de registro de colchões classificados como produtos para saúde junto à Anvisa, realizada na última sexta-feira (29), em Brasília, cumpriu seu objetivo.
Segundo o presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira, “o setor colchoeiro é participativo, bem informado e atento às regulamentações. O reflexo dessa força dos colchoeiros, que também se destaca através da Abicol, é comprovada, por exemplo, com a ilustre presença do presidente do Inmetro, Dr. Carlos Augusto de Azevedo na nossa reunião. Em ocasiões como essa, os associados podem dialogar diretamente como os órgãos regulamentadores e de fiscalização, sempre no sentido da implementação de melhorias nos processos.”
A reunião dos associados da Abicol contou também com a presença, além do presidente do Inmetro, Dr. Carlos Augusto de Azevedo, de Cristiane S. Sampaio – Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade – Inmetro, Leidy Anne Alves Teixeira – da Gerência de Tecnologia em Equipamentos – GQUIP da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e Randerson Leal – diretor-geral do Ibametro.
Alexandre, destacou que a presença de órgãos tão importantes no evento de associados foi motivada pelos seguintes fatores:
- A instalação do primeiro Laboratório de Colchões dentro de um órgão delegado, no caso, nas dependências do IBAMETRO, que servirá de referência à região Norte/Nordeste, O objetivo é tirar de circulação do mercado produtos irregulares.
- A proposta de realização de mais uma edição do Programa de Verificação da Conformidade de Colchões, desta vez com planejamento regional.
- A iminência da publicação da consulta pública das portarias complementares relativas às normas de colchões de espumas e de molas
- Protocolos da Anvisa aplicados aos colchões com propriedades terapêuticas
Papel da Associação
A ABICOL é a mais representativa associação do setor colchoeiro no Brasil, cuja formação foi motivada pelo reconhecimento do mercado em agregar os seus players, sobretudo os fabricantes do setor, em busca do desenvolvimento e fortalecimento das relações com órgãos governamentais, em especial os regulatórios.
O estímulo a adoção de práticas de integridade, sustentáveis e sobretudo de transparência ética, são marcas de atuação da ABICOL
Em razão da sua forte abrangência no setor de colchões, a ABICOL tem um papel importante de contribuição com o amadurecimento e desenvolvimento do mercado, também representado pela defesa da lealdade concorrencial, bem como de práticas que fomentem o crescimento inovador do setor e, especialmente, aquelas voltadas a assegurar a segurança dos consumidores de colchões. Nesse sentido, a missão da ABICOL tem como norte propiciar um ambiente institucional que estimule o desenvolvimento dos negócios, a ampliação do acesso da população aos bons hábitos para dormir bem, a busca por ações sustentáveis, além de contribuir para o cumprimento integral da legislação pela indústria de colchões, contribuindo com a saúde e melhoria de qualidade de vida da população brasileira.
Por esses motivos, são promovidas e amplamente divulgadas reuniões entre seus associados, de modo a permitir a interação, troca de experiências e, sobretudo, o aprimoramento do setor, sendo um importante canal onde ricos debates são experimentados, cujo conteúdo abrange assuntos importantíssimos, como por exemplo a atuação dos órgãos fiscalizadores
Assim, a atuação da ABICOL é pautada exclusivamente considerando a sadia relação concorrencial entre as empresas associadas, o que permite a implementação de melhorias no ramo colchoeiro, beneficiando sempre o consumidor final.