Nesta sexta-feira, 20/09, das 10h às 11h, a pedido da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), o Inmetro realizará uma reunião de alinhamento on-line sobre o registro de colchões, direcionado a todos os profissionais envolvidos nesse processo dentro das empresas do setor colchoeiro.
A reunião será realizado on-line, e os inscritos receberão o link de acesso por e-mail. Não associados e OCPs também estão convidados a participar.
O objetivo é esclarecer dificuldades operacionais que têm gerado retrabalho e atrasos, como falhas no carregamento em grupo de arquivos XML e inconsistências na comunicação e processamento de informações entre os sistemas Orquestra e Prodcert. A reunião visa otimizar o registro de colchões e melhorar a eficiência das operações.
Para participar, basta preencher o formulário abaixo. É permitido que mais de uma pessoa da mesma empresa participe.
A reunião oferece uma oportunidade para os usuários esclarecerem as principais dificuldades relatadas:
-
Falta de padronização: Divergências nos critérios de avaliação e solicitações de documentos (fotos, memoriais, etc.). Falta de uniformidade nas exigências e devolutivas entre diferentes avaliadores, gerando confusão e retrabalho.
-
Interpretação e exigências regulatórias: Conflito entre a interpretação das Portarias 35/2021 (espuma) e 200/2021 (RGCP), resultando em orientações contraditórias no preenchimento de campos de descrição. Pedidos de anexos considerados desnecessários e não são avaliados no processo, como a composição de revestimentos plásticos.
-
Gestão de certificados e memorial descritivo: Alterações frequentes e ajustes nos certificados e memoriais devido a exigências excessivas ou formatos específicos que não refletem a real importância da informação. Retrabalho causado por pequenos detalhes, como formatação ou localização de informações.
-
Inconsistências entre sistemas: Problemas de integração entre os sistemas Orquestra, Certificado e Prodcert, resultando em devolutivas por divergências na quantidade de itens ou falhas na transferência de informações.
-
Comunicação e suporte: Ausência de um canal claro e eficaz para esclarecer dúvidas e regularizar processos no sistema Orquestra.
-
Atrasos e impactos no processo: Dificuldades operacionais dos OCPs para realizar alterações solicitadas, resultando em atrasos na atualização do Prodcert. o que provoca cancelamentos de solicitações de registro e a necessidade de reiniciar processos, gerando custos adicionais.
Aproveite a oportunidade para esclarecer dúvidas, superar dificuldades e aprimorar a operacionalização dos registros nos sistemas do Inmetro.
ATENÇÃO: Recomendamos que os participantes mantenham as evidências dos pontos críticos prontamente disponíveis, caso sejam necessárias para esclarecimentos ou discussões durante a reunião.
Vol. 10 – Edição 094 – 17/09/2024