O Inmetro não se limita a regular e fiscalizar a conformidade de produtos e serviços. Sua missão é mais ampla e inclui o fortalecimento das empresas nacionais por meio da melhoria da qualidade, inovação e competitividade. Um exemplo dessa atuação são as Parcerias Tecnológicas, que oferecem assistência de pesquisadores e técnicos do Inmetro para o desenvolvimento de novos processos, métodos ou produtos.

Essa iniciativa é voltada para inventores independentes, startups, e empresas consolidadas, promovendo práticas de inovação colaborativa. As empresas recebem apoio técnico e laboratorial para impulsionar suas ideias no mercado, desenvolver soluções e superar desafios.

De olho nesse potencial, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) está em conversações com o Inmetro para estabelecer parcerias voltadas às demandas específicas do setor de colchões. A colaboração entre a Abicol e o Inmetro não é nova; ao longo dos anos, essa interação contínua tem promovido avanços regulatórios e melhorias no desempenho dos produtos do setor. Agora, a Abicol busca expandir essa parceria para fortalecer ainda mais o desempenho e a inovação dos colchões fabricados no Brasil.

A Abicol espera que, com o apoio técnico e especializado do Inmetro, o setor de colchões continue a evoluir, oferecendo aos consumidores produtos ainda mais sustentáveis e inovadores, garantindo a satisfação do consumidor e o desenvolvimento dos negócios na indústria.

Que formatos as parcerias com o Inmetro podem ter?

O Inmetro pode estabelecer parcerias em diversas áreas, como biotecnologia, química, mecânica, tecnologia da informação, materiais avançados, elétrica, etc.

Esse conhecimento pode ser acessado via:

  1. Serviços pontuais, consultoria e capacitação;
  2. Serviços especializados para resolver desafios tecnológicos do setor produtivo, e;
  3. Parcerias de longo prazo para o desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Para o setor colchoeiro, o Inmetro poderá fornecer suporte na criação de metodologias para uniformizar medições, com o objetivo de padronizar e permitir a parametrização equitativa das informações; na análise da resistência e durabilidade dos componentes do colchão; na busca por soluções em sustentabilidade e reciclagem; no estudo e teste de componentes, entre outros.

Os próximos passos envolvem definir, em conjunto com os associados e o Inmetro, quais projetos serão priorizados e viabilizados. Essa decisão permitirá dar continuidade à parceria, alinhando os objetivos da Abicol e do Inmetro em promover o desenvolvimento e a inovação no setor produtivo brasileiro.

 

Vol. 10 – Edição 082 – 19/08/2024