Dando continuidade à iniciativa de solidariedade ao Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) participou de uma reunião virtual ontem, 09/05, para discutir a logística das entregas dos colchões solidários ao estado. Além dos representantes da Abicol, estavam presentes o Tenente Coronel Daniel Silva da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, e os empresários Virgílio Tonolli e Guto Rocha, envolvidos com as ações de assistência aos afetados pelas enchentes. O objetivo do encontro foi organizar a distribuição dos colchões para os locais com maior necessidade.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância de estar atento às demandas emergenciais de cada localidade, uma vez que a necessidade por colchões pode variar constantemente. Além disso, a Defesa Civil ou entidade responsável pela recepção dos colchões deve estar preparada para receber a carga, com pessoal disponível para descarregamento e organização das entregas aos necessitados. Por isso, o recomendado para otimizar o processo é que, antes do envio da carga, seja feito contato com a Defesa Civil para identificar o melhor ponto de coleta e combinar os detalhes da entrega.
Esse cuidado com a logística das entregas melhora a eficiência e o uso do tempo, uma vez que, se não houver pessoas prontas para receber a carga, o processo será mais lento. Além disso, se o destino mais necessitado do momento for outro, será necessário organizar uma nova operação para que a carga chegue ao local, o que pode atrasar ainda mais o atendimento de necessidades urgentes. Mesmo quando a entrega é destinada a outra entidade que não a Defesa Civil, essa organização se mostra essencial.
A Abicol recomenda que, antes do envio, as empresas entrem em contato com a entidade ou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para tratar da logística. Mesmo que o destino seja uma organização social ou município específico, a Abicol pode indicar pessoas no local que possam preparar a recepção dos colchões e apontar o melhor ponto de coleta.
Orientações para envio de doações para o Rio Grande do Sul1-
1- Definir a quantidade de colchões solidários
2- Escolher o fabricante de colchão solidário: www.abicol.org/programa-colchao-solidario/
3- Indicar as cidades que gostariam de contemplar com as doações. Caso não tenha indicação, o Tenente Coronel Daniel Silva da Defesa Civil, que está à frente da distribuição, poderá informar qual o melhor ponto de coleta quando já houver uma previsão de data para a chegada da doação.
4- Se os colchões forem ser entregues à Defesa Civil, na NF de doação devem constar os dados da Defesa Civil , conforme abaixo:
- A quantidade doada, o nome de quem fabricou e de quem doou/comprou os colchões solidários, serão mencionados na página de agradecimento da ABICOL www.abicol.org/programa-colchao-solidario-agradecimentos/ assim que essas informações chegarem na entidade, por e-mail ou WhatsApp.
Vol. 10 – Edição 043 – 10/05/2024