A Abicol levantou junto a seus associados as percepções e os resultados da Black Friday 2024, buscando compreender o impacto do evento para o setor de colchões. Além de analisar o desempenho de vendas em relação ao ano anterior, a pesquisa mapeou as palavras mais usadas para descrever a experiência, oferecendo insights sobre a relevância e os desdobramentos da data para o mercado.
As empresas participantes descreveram a Black Friday 2024 predominantemente em termos positivos, destacando palavras como “oportunidade,” “positiva,” “marketing,” “superação,” “vendas,” “trabalho,” “feira” e “surpreendente.” Entretanto, também surgiram expressões neutras ou com tom desafiador, como “inapropriado,” “indiferente” e “inexpressiva.”
A maior parte das empresas que responderam à pesquisa está localizada na região Sudeste (50%), seguida pela região Sul (28%), Centro-Oeste (11%) e Nordeste (11%).
O desempenho das vendas, comparado à Black Friday de 2023, mostrou que 30% das empresas consideraram o desempenho significativamente melhor, com crescimento superior a 20%. Já 35% relataram resultados praticamente iguais, com variação de até 10%. Por outro lado, 22% avaliaram o desempenho como moderadamente melhor, com crescimento entre 10% e 20%. Apenas 4% observaram uma queda moderada, de 10% a 20%, e 9% não participaram da Black Friday 2023, impossibilitando a comparação.
O resultado do levantamento sugere um desempenho positivo para a maioria das empresas, com 52% observando crescimento moderado ou significativo em relação a 2023. Isso reforça a importância do evento para o setor, embora ainda haja espaço para aprimorar o desempenho das demais.
Vol. 10 – Edição 118 – 16/12/2024