Na quinta-feira, 28 de novembro, os associados da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) reuniram-se em São Paulo para traçar os rumos da entidade e homenagear personalidades que marcaram a trajetória do setor no Brasil. O encontro incluiu o planejamento estratégico para o biênio 2025-2026, além de celebrar as conquistas dos últimos dois anos.
Durante o dia, os presentes participaram de uma reunião voltada à discussão dos objetivos estratégicos estruturantes que nortearão as atividades da associação nos próximos dois anos. Sob a liderança do presidente Luciano Raduan Dias, e com o apoio do conselho, os associados discutiram diretrizes que visam fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor em um cenário marcado por transformações econômicas e ambientais.
O Plano Estratégico está estruturado em três eixos: Eixo A – Fortalecimento Operacional e Suporte aos Associados; Eixo B – Monitoramento, Conformidade e Relacionamento Institucional; e Eixo C – Inovação, Sustentabilidade e Engajamento.
Uma nova ferramenta digital foi utilizada durante o encontro, permitindo enquetes, perguntas e respostas ao vivo e um engajamento dinâmico entre os participantes. Essa inovação possibilitou um debate estruturado e interativo sobre os desafios e oportunidades da indústria de colchões, alinhando as demandas dos associados às tendências de mercado e políticas públicas relevantes.

 

Homenagens marcam a noite de celebração
A programação da convenção foi encerrada com um jantar de confraternização, que incluiu homenagens a figuras de destaque no setor. O industrial Eduardo Passalacqua foi agraciado com a comenda Félix Fernando Raposo, que reconhece publicamente empreendedores de empresas associadas que contribuíram significativamente para o fortalecimento da indústria colchoeira no Brasil. A honraria, que leva o nome do fundador e primeiro presidente da Abicol, destaca a atuação de lideranças que impulsionam o crescimento do setor e reforçam seu impacto na economia nacional.
Eduardo Passalacqua, nascido em Ribeirão Preto (SP), é um importante nome no setor. Fundador da indústria Passalacqua Colchões em 1990, ele lidera uma empresa familiar com mais de 30 anos de tradição no mercado e que é parte de um legado iniciado por seu avô em 1924. Sob sua direção, a empresa superou desafios e hoje atua na produção de colchões, espumas e gestão de lojas. Com sua visão estratégica e espírito de trabalho, Eduardo também é um dos fundadores da Abicol, onde contribui ativamente para o fortalecimento do setor. Seu trabalho é marcado por uma combinação de emoção e razão, sempre focado em gerar resultados e superar adversidades.
Na celebração dos 10 anos do Anuário de Colchões, publicação que promove o setor colchoeiro, a Abicol homenageou Ari Bruno Lorandi, jornalista, especialista em marketing e escritor com mais de quatro décadas dedicadas ao setor de móveis e colchões e idealizador do periódico. Ari é fundador do Intelligence Group e responsável pela criação de veículos como a revista Móveis de Valor e a MVTV.

 

Eduardo Passalacqua e Ari Bruno Lorandi

Protagonismo e compromisso com o futuro
A Abicol reafirmou seu papel estratégico na articulação e promoção de soluções para os desafios do setor colchoeiro, destacando sua missão de gerar valor para os associados e para a sociedade. O plano estratégico apresentado na convenção sintetiza essa visão, estabelecendo diretrizes que buscam consolidar a sustentabilidade e a competitividade da indústria de colchões no Brasil.
Com essa agenda em vista, a Abicol projeta fortalecer sua atuação em um mercado em constante transformação, garantindo que o setor continue a ocupar um papel de destaque na economia nacional.

 

Confira as fotos do evento AQUI. 

 

Vol. 10 – Edição 111 – 29/11/2024