Menos de dois meses para o I Encontro Mundial da Indústria de Colchões, dias 13 e 14 de junho, no Rio de Janeiro, a organização do evento já confirmou a relação de palestrantes internacionais.

Adriana Pierini, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), destaca que representantes das principais entidades internacionais ligadas ao setor de colchões terão espaço para se pronunciar no evento que tem como tema central “O Futuro Sustentável dos Colchões”, visando trazer luz sobre o tema.

“Naturalmente, o Brasil, como anfitrião, fala primeiro e mostra os números da nossa indústria, as ações na área de sustentabilidade e esclarece como funciona a certificação compulsória do Inmetro. Por sinal, a mais rigorosa do mundo; o representante dos EUA, além de apresentar os números da indústria colchoeira americana, deve focar nas ações de dumping e nas sobretaxas às importações de colchões de diversos países; o representante da Europa também fará um raio x da indústria europeia e focará no ecodesign; já o representante da Turquia vai abordar as tecnologias disponíveis, como automação e robotização na fabricação de colchões, além dos números sobre a indústria turca”, explica.

Ryan Trainer, presidente da International Sleep Products Association (ISPA), vai falar pela entidade americana no I Encontro Mundial da Indústria de Colchões. Presidente da ISPA desde 2002, Ryan, que já anunciou sua aposentadoria para o final deste ano, também está à frente do Mattress Recycling Council (MRC), que atua na logística reversa, com o recolhimento de colchões para reciclagem. Anteriormente, Ryan foi sócio de um escritório de advocacia global em Washington, DC, onde se especializou em política comercial regulatória internacional, responsabilidade de produtos, privacidade financeira e questões comerciais.

Frederick Lauwaert representará a Associação Europeia das Indústrias de Cama (EBIA), que reúne os principais fabricantes e fornecedores europeus de insumos e produtos acabados para camas. A associação defende os interesse dos seus membros em assuntos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança, em observância aos regulamentos europeus. Frederik, que estudou direito na Universidade de Ghent, na Bélgica, iniciou a sua carreira profissional no ambiente europeu quando ingressou no CEI-Bois, em 2002. Durante quase 15 anos, foi consultor jurídico da associação comercial que reune as indústrias europeias de marcenaria. Desde 2008, também atua como secretário-geral da associação setorial WEI-IEO, que representa a indústria de preservação de madeira, e em 2019 ingressou como diretor geral da EBIA.

Osman Güler, que em 2021 foi eleito presidente da International Bedding Industry Association (IBIA), que congrega as indústrias da Turquia, falará em nome da entidade. Güler nasceu na Bulgária, é engenheiro eletrônico e migrou para Bursa (Turquia) junto com a empresa que ele fundou em 1990, a Elektroteks, com o objetivo de fornecer soluções elétricas e eletrônicas para empresas têxteis. Em 1995 passou a oferecer software e serviços de automação para produtores de máquinas e começou a produzir máquinas para colchões e outras inovações para a indústria colchoeira.

Além das apresentações internacionais, o I Encontro Mundial da Indústria de Colchões contará com palestras de especialistas em sustentabilidade, ESG e logística reversa, entre outros temas.

O evento também terá exposições de insumos e tecnologias inovadoras para produção de colchões.

Interessados podem se inscrever pelo link: eventosabicol.org/encontromundial#inscrição. Cada empresa associada tem direito a dois convites gratuitos, mas deve fazer a inscrição o mais rápido possível no link acima. O valor dos ingressos e a programação completa do evento estão no site: eventosabicol.org/encontromundial

Vol. 10 – Edição 039 – 26/04/2024