Notável Industrial Colchoeiro – BLÁSIO MANNES

Catarinense, nascido na singela cidade de Massaranduba, no ano de 1935, Blásio Manes é um homem que, mesmo com as adversidades da vida, buscou conhecimento por meio de especializações contínuas para construir sua própria história.

Ele poderia ter seguido o caminho de muitos nascidos em Massaranduba e se dedicar ao cultivo do arroz, mas tinha outros planos para sua vida. Ao invés disso, após trabalhar na roça até os 17 anos, adentrou no mercado da estofaria, trabalhando em uma pequena empresa dedicada ao ramo que marcaria sua trajetória profissional.

Com um dom natural para o empreendedorismo, no final da sua adolescência, aos 20 anos de idade, fundou sua própria estofaria e selaria na cidade de Guaramirim, com um trabalho praticamente todo artesanal. Com apenas 28 anos, em 1963, fundou a fábrica da Estofados Manes, em Jaraguá do Sul, iniciando suas primeiras operações com móveis em série. Em 1980, a empresa adquiriu a área onde se encontra hoje a Manes limitada. Ali começou a fabricação de colchões, espumas industriais e automotivas e travesseiros, sendo um grande marco na trajetória da Manes.

Blásio, pela dificuldade de encontrar informações sobre o seu segmento, foi pioneiro diversas vezes fazendo cursos e buscando referências no exterior para aprimorar seu conhecimento. Mas, ao contrário de muitos empresários, ele não parou por aí. Para ele, a participação social é muito importante, sendo ativo fielmente na prática associativista. Já foi membro de inúmeros conselhos, foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Guaramirim – ACIAG, presidente do Sindicato Patronal da Indústria da Construção Imobiliário da Região e Conselheiro do IEL e Conselheiro Deliberativo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, entre outros, que ficaríamos horas para contar a todos. Blásio é sinônimo de conquistas e recebeu vários méritos ao decorrer da sua vida, como o título de companheiro da comunidade pelo Rotary Clube, em 1997. Também foi homenageado pela CIAG, em 1988, recebeu o título de Cidadão Honorário de Guaramirim em 1999 e o prêmio de serviços prestados à CIAG, em 2003. Além de muitos outros méritos recebidos ao decorrer da sua vida. Além do seu grande legado, ele ainda foi abençoado com a sua grande família: pai de quatro filhos, avô de sete netos e bisavô de nove bisnetos. Casado com Vandelina. Senhor Blásio Manes, nós somos eternamente seus fãs. “Quando mais nada existir, ainda resta a minha história.”

Blásio Mannes foi condecorado “NOTÁVEL INDUSTRIAL COLCHOEIRO, em 2022.